sexta-feira, 30 de abril de 2010

Projeto Político Pedagógico - Prof. Jussara Fernández - DPA

(Fonte Imagem: http://www.google.com.br/)
Para reflexão em torno do PPP é preciso: refletir sobre finalidades da escola, definir seus caminhos, contar com o envolvimento e compromisso coletivo. O PPP nasce da própria realidade, prevê condições para desenvolvimento e avaliação, exige ação coletiva articulada, e sua construção é feita devagar, passo a passo e sempre, de acordo com a realidade.
Pela nova LDB o PPP tem que considerar as questões reais da escola, ter uma concepção de ser humano, sociedade, conhecimento e aprendizagem e também dar uma nova identidade à escola.
O PPP deve ser dinâmico, democrático e participativo, exigir esforço coletivo e comprometimento, ter mudança nas formas de gestão e de organização.
O PPP é a carta magna da escola, e toda escola deve, por lei, ter seu PPP que é a carta de navegação da escola. Sua construção deve ser coletiva, ter compromisso político-social do pedagogo, construção, autonomia, identidade, inovação, singularidade, reflexão, participação e compromisso.

Bibliografia:
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.), Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. São paulo, Papirus, 2002. 14 Ed.