domingo, 20 de junho de 2010

A importância da Inclusão Escolar - Prof. André Reichert - Libras

Ultimamente muito se tem ouvido falar em inclusão escolar. Mas será que todas as pessoas que falam sobre inclusão escolar, realmente sabem o que é? De que se está falando na verdade? Estando no terceiro semestre de Pedagogia, infelizmente pelo que vejo a resposta às duas perguntas é negativa, ao menos aqui no Brasil.
Falar em inclusão escolar é fácil, o que é difícil, é saber o significado verdadeiro deste termo. Não é dizer que uma escola é inclusiva, apenas porque aceita alunos com necessidades especiais, e deixa-lo num canto, sem professor auxiliar, sem adaptações da escola, dos professores, dos orientadores educacionais, e inclusive de todos os alunos e da comunidade.
Falando em inclusão de aluno surdo, é tão complicado quanto as demais necessidades especiais. Para incluir um aluno surdo, é necessário que na escola tenha intérpretes e professores de Libras, e Libras, deve ser ensinado a todos os alunos da escola que o incluiu. O aluno surdo tem como sua primeira língua a Libras e o português, ou outra, sempre será a segunda língua dos alunos surdos.
Em minha opinião, aqui no Brasil a inclusão é muito “mascarada”, muitas escolas falam que são inclusivas, mas não possuem professor auxiliar, não possuem adaptações específicas, de acordo com as particularidades dos alunos. Sendo assim, este país está muito longe de ser realmente inclusivo.

Fonte Imagem: www.google.com.br

Bibliografia:
Lacerda, Ana Cristina Feitosa de. Lodi, Ana Cláudia Balleiro – A Inclusão de Alunos Surdos no Ensino Fundamental: Buscando respeitar sua Condição Lingüística e suas Necessidades Especiais.

Sir Visual - Prof. Nara Raquel Borges - PPIII

No iníicio do semestre, em uma aula de Prática Pedagógica III, tivemos uma orientação com o pessoal da Sir Visual, e tivemos espaço para esclarecer dúvidas. Na palestra foi comentado que ser deficiente visual não é ser inútil, que dentro de seus limites, ele pode fazer muita coisa, que ele pode ter muitas habilidades. Também nos apresentaram vários recursos para deficiente visual, como a reglete, a cela e alguns jogos pedagógicos. Também falaram que normalmente precisa de algumas adaptações como: alfabeto em braille, lupa, letras aumentadas.... Bem como são capazes de dançar, jogar futebol, basta que recebam a orientação correta, quanto às dimensões de espaço. Também aprendi que traduzido para o braille, o texto fica mais extenso, porque é em alto relevo. E esta orientação que recebi, me auxiliou no trabalho sobre Defici~encia Visual que fiz na disciplina de NEEs. Então, representando o que falei, coloco uma imagem do filme "Perfume de Mulher", onde Al Pacino fez papel de cego, e dançou um tango, recebendo apenas as dimensões do palco.

Fonte Imagem: www.google.com.br