Com o objetivo de modificar os métodos de avaliação tradicionais, estão sendo realizados estudos, algum deles relatados pela autora Jussara Hoffmann, no texto Avaliar para promover.
Estes estudos tem a intenção de acabar com o caminho das verdades absolutas, critérios objetivos, medidas padronizadas e estatísticas, para poder ver o sentido essencial dos atos avaliativos de interpretação de valor sobre o objeto da avaliação, de um agir consciente e reflexivo diante das situações avaliadas e de exercício do diálogo entre as partes envolvidas. Tendo como base o papel interativo do avaliador no processo, influenciando e deixando se influenciar pelo contexto avaliado.
Para inovar as práticas, os professores tem que estar conscientes das concepções que regem suas ações. A credibilidade profissiional está em jogo, será cobrado por toda sociedade que contestará os parâmetros da avaliação educacional. Os processos avaliativos tendem a se adequar aos novos rumos, em todo o mundo. Exigem reflexão conjunta dos avaliadores e de rodos os envolvidos, porque exige retomar concepções de democracia, cidadania, e direito à educação. Compreender isso tem que ser um compromisso assumido coletivamente.
Estes estudos tem a intenção de acabar com o caminho das verdades absolutas, critérios objetivos, medidas padronizadas e estatísticas, para poder ver o sentido essencial dos atos avaliativos de interpretação de valor sobre o objeto da avaliação, de um agir consciente e reflexivo diante das situações avaliadas e de exercício do diálogo entre as partes envolvidas. Tendo como base o papel interativo do avaliador no processo, influenciando e deixando se influenciar pelo contexto avaliado.
Para inovar as práticas, os professores tem que estar conscientes das concepções que regem suas ações. A credibilidade profissiional está em jogo, será cobrado por toda sociedade que contestará os parâmetros da avaliação educacional. Os processos avaliativos tendem a se adequar aos novos rumos, em todo o mundo. Exigem reflexão conjunta dos avaliadores e de rodos os envolvidos, porque exige retomar concepções de democracia, cidadania, e direito à educação. Compreender isso tem que ser um compromisso assumido coletivamente.
O sistema de avaliação revela visão de: mjundo, sociedade, ser humano, conhecimento, aprendizagem, papel da escola, aluno(a) e professor(a). Envolve questões ideológicas, políticas, financeiras, sociais, culturais, éticas, estruturais, entre outras.
Escola Tradicional
*Professor(a) é transmissor do conhecimento;
*Aluno(a) é receptor deste conhecimento, tendo que assimilar5, memorizar e adquirir o conhecimento, na intenção de dar apenas respostar corretas;
*A avaliação é classificatória, excludente, punitiva.
Escola Nova
*Professor(a) é facilitador(a), cria condições para a aprendizagem;
*Aluno(a) desenvolve o conhecimento;
*Aprendizagem tem sentido, a partir do que o aluno(a) já tem conhecimento;
*Avaliação apriori, não tem função.
Escola Interacionista
*Através da ação/troca;
*Professor(a) é problematizador(a), investigador(a);
*Aluno(a) é construtor do conhecimento, através da interação com o outro e com o objeto;
*Erro é hipótese, serve para novas investigações;
*Aprendizagem á construir o conhecimento através das estruturas mentais, acomodando por meio da ação/equilibração, o que segundo Vygotsky é a zona proximal;
*Ensino é a provocação dos sentidos, exploração das hipóteses pelo auno(a);
*Avaliação é organizadora do planejamento e intervenção docente, o aluno(a) é considerado parâmetro de si mesmo, orientado por critérios claros.
*Professor(a) é transmissor do conhecimento;
*Aluno(a) é receptor deste conhecimento, tendo que assimilar5, memorizar e adquirir o conhecimento, na intenção de dar apenas respostar corretas;
*A avaliação é classificatória, excludente, punitiva.
Escola Nova
*Professor(a) é facilitador(a), cria condições para a aprendizagem;
*Aluno(a) desenvolve o conhecimento;
*Aprendizagem tem sentido, a partir do que o aluno(a) já tem conhecimento;
*Avaliação apriori, não tem função.
Escola Interacionista
*Através da ação/troca;
*Professor(a) é problematizador(a), investigador(a);
*Aluno(a) é construtor do conhecimento, através da interação com o outro e com o objeto;
*Erro é hipótese, serve para novas investigações;
*Aprendizagem á construir o conhecimento através das estruturas mentais, acomodando por meio da ação/equilibração, o que segundo Vygotsky é a zona proximal;
*Ensino é a provocação dos sentidos, exploração das hipóteses pelo auno(a);
*Avaliação é organizadora do planejamento e intervenção docente, o aluno(a) é considerado parâmetro de si mesmo, orientado por critérios claros.
Fonte Imagem: www.google.com.br
Bibliografia:
Hoffmann, Jussara - Avaliar para Promover
Lâminas apresentadas pela prof. jussara Fernández