quarta-feira, 16 de junho de 2010

A importância do Afeto para se comunicar com pessoas surdas - Prof. André Reichert - Libras

Considero o afeto o sentimento mais importante para proporcionar as pessoas surdas uma vivência em igualdade com ouvintes. Principalmente após assistir ao filme “O milagre de Anne Sullivan” e ao documentário “Som e Fúria”.
Para se comunicar com uma pessoa surda, é preciso buscar informações e estar disposto a se atualizar constantemente. O que não foge da minha graduação em pedagogia, que para ser uma boa pedagoga, é preciso sempre estar em busca de novos saberes e conhecimentos.
Para mim, é difícil comentar como agir se tiver um aluno surdo na sala que eu for dar aula, porque considero que ainda não estou preparada para essa situação. Mas no caso de acontecer, acredito que a primeira coisa que vou fazer, é tentar conquistar a confiança deste aluno e buscar informações de como é o ambiente em que costuma estar e como este se comporta.
Após, verificar estes dados, também me informarei se este aluno se trata com fonoaudiólogo, psicólogo, terapêutas e contatarei com os mesmos, a fim de obter mais informações sobre este aluno. Com estas informações, se achar necessário buscarei maiores conhecimentos teóricos para conseguir me comunicar com este aluno.
Enquanto estou em busca destas informações, incluirei o aluno com a turma através do afeto e da dedicação. Farei o possível para compreendê-lo e me comunicar com ele da melhor maneira possível. Também dependerá muito do que o aluno já tem de conhecimento, qual a idade do aluno, se já sabe ler e escrever, se sabe linguagem de sinais...
Enfim, a princípio seria um pouco difícil, dependeria também de como é o seu convívio com a família, mas com certeza, tanto eu como o aluno teríamos que nos adaptar e aprender se comunicar, através do carinho e do afeto, que sem este, é praticamente impossível se comunicar com qualquer pessoa, imagino então, com pessoas “especiais”.
Bibliografia:
PENN, ARTHUR – The Miracle Worker (O milagre de Anne Sullivan) – EUA – 1962
GNT – Documentário “Som e Fúria” - 2003

0 comentários:

Postar um comentário