domingo, 13 de junho de 2010

Plano de Aula - prof. Rossana Dellacosta - EC

Foi solicitado pela professora de Educação e Corporeidade, que fizéssemos um plano de aula com atividade para a deficiência que estamos trabalhando em Necessidades Educativas Especiais. Então conversamos muito e decidimos fazer uma atividade para cegos identificarem cheiros. Primeiro colocamos vendas para os colegas não enxergarem. Depois fizemos um trenzinho para terem idéia do espaço que teriam. Levamos doze cheiros, todos em pares, e colocamos venda nos colegas. Dividimos a turma em dois grupos. O primeiro pegaria o copo com um cheiro e aguardaria. O segundo pegaria um como, cheiraria e iria procurar o par dele com os colegas do primeiro grupo. Para encerrar, espalhamos a turma no espaço, ainda com as vendas, e fizemos a brincadeira céu/mar. Quando falássemos céu todos deveriam ficar em pé e quando falássemos mar, todos deveriam abaixar. Quem errasse sairia da brincadeira. Para nós, foi muito legal realizar a atividade, e pelos comentários, a maioria da turma também gostou. Abaixo, algumas fotos da atividade.



PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquina
Professor(a): Giana e Mônica
Série: 1º Ano
Data: 09/06/2010
  • Objetivo Geral:
    Estimular a discriminação e diferenciação de odores.
  • Objetivo específico:
    Proporcionar jogo de memória de cheiros;
    Desenvolver o sentido do olfato;
    Estimular a cooperação entre o grupo;
    Exercitar coordenação motora e raciocínio lógico;
    Avaliar através de conversa com o grupo, na rodinha social, no fianl da aula: comportamento, cooperação e participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Método:
    Colocar os copos com cheiros sobre a mesa, de forma que os pares fiquem misturados. Colocar venda nos olhos dos alunos que enxergam. Cada aluno deverá cheirar e procurar os odores iguais, e após encontrar devem formar os pares.
  • Recursos:
    Copos descartáveis, pedaços de saco plástico, elásticos, pó de café, creme dental, perfume, alho, cravo, canela, amaciante, erva mate, hortelã e colchonetes.
    ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA DO TEMPO DE AULA
    Tempo de aula: 45min.
  • Parte Inicial: 10 min.
  • Rodinha Social: apresentação das atividades, combinações gerais sobre, comportamento esperado da turma e motivação.
  • Aquecimento: Dar uma volta no espaço devagar e uma mais rápida.
  • Parte Principal: 30 min.
  • Atividades: Jogo memória cheiro/céu e mar
  • Parte Final: 05 min.
  • Atividade: Em duplas, fazer massagem nos colegas para relaxar.
  • Rodinha Social: Questões relativas ao comportamento e grau de satisfação das atividades realizadas por parte dos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário