terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto Arco Íris - prof. Jussara Fernández - DPA

1) Tema:
Cores e Formas

2) Justificativa pedagógica:
Considerando ser um grupo de crianças de 4 a 5 anos, onde tudo é novidade, expressam seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, começam se interessar progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo e se relacionar com as demais crianças.
É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando assim a criança a identificá-las, despertando nelas o interesse e o prazer de aprender; pois a criança é um ser social que nasce com capacidades efetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas, de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente.
Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças se sentem mais seguras para se expressar, se utilizando também das cores como forma de reconhecimento do tempo e do espaço. Podendo aprender nas trocas sociais, com diferentes crianças e adultos onde as percepções e compreensões da realidade também são diversas.
Este projeto visa fazer com que a criança conheça as cores e um pouco das formas, desenvolvendo com isso a percepção e a compreensão ao seu redor; pois a criança para se desenvolver, precisa aprender com os outros através de seus atos e papéis envolvidos na interação social, aprendendo a diferenciação entre o eu e o outro.
Dentre os recursos que as crianças utilizam, se destacam as cores, a imitação, o faz de conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.
O projeto arco-íris, trabalhando com as cores, faz com que suas atividades lúdicas pedagógicas desenvolvam a idoneidade e autonomia das crianças, tendo uma imagem positiva de si, ampliando sua auto confiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas, valorizando ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências.
3) Perfil do Grupo:
Crianças de quatro a cinco anos que demonstrem curiosidade em adquirir novas aprendizagens e descobertas.
4) Objetivo Geral:
Identificar cores primárias e secundárias através das transformações com a mistura das cores que geram novas cores e tonalidades, despertando, assim, a curiosidade enquanto sujeitos desafiadores de suas capacidades.
5) Objetivos Específicos:
• Identificar as cores primárias;
• Descobrir as cores secundárias através de experiências (misturas);
• Identificar e nomear as cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo);
• Identificar cores e formas (quadrado, triângulo e círculo), seriar e classificar os blocos lógicos por cor, tamanho e espessura;
• Reconhecer as diferentes cores e suas tonalidades;
• Desenvolver percepções visuais e auditivas;
• Ampliar vocabulário;
• Identificar as letras do seu nome relacionando com as letras das cores;
• Oportunizar momentos de integração e exploração de diferentes materiais entre o grupo;
• Ampliar vocabulário;
• Apreciar as artes visuais, artes plásticas, dramatização através da expressão corporal e do movimento;
• Demonstrar e se interessar-se pelo mundo social e natural;
• Reconhecer, identificar e valorizar as cores;
• Formação pessoal e social, autonomia e socialização.
• Contação de histórias.
6) Áreas do Conhecimento:
• Artes visuais;
• Artes plásticas;
• Linguagem escrita e oral;
• Matemática (quantificação e seriação);
• Natureza e sociedade;
• Música;
• Alfabeto.
7) Situações de Aprendizagem:
- Apresentação das formas (quadrado, círculo e triângulo) na rodinha;
- Colagens e pinturas com as formas;
- Traçado das formas no chão para caminhar em cima;
- Mistura das cores primárias – vermelho, azul e amarelo;
- Falar com as crianças sobre o
arco-íris, se sabem o que é, se já viram algum;
- Confecção do Arco Iris com diferentes técnicas (colagem de pedaços de EVA, pintura com rolinho, carimbo das mãozinhas, colagem de papelotes de docinhos, algodão);
- Ouvir a música
arco-íris da Xuxa, acompanhando o ritmo com a aula;
- Identificar as letras do alfabeto;
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora;
- Conhecer as diversas cores secundárias na atividade de pintar;
- Trabalhar números com a contagem das letras do
arco-íris;
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento de algumas formas geométricas no jogo da memória;
- Trabalhar a sequência das cores e o reconhecimento do alfabeto;
- Leitura do livro “Qual é a cor do amor”, Editora Brinque Book, para incentivar o gosto pela leitura;
- Ensaio da música do Arco Iris, para festa de encerramento.

8) Duração:
Aproximadamente um mês, de acordo com o nível de aprendizagem da turma.
9) Avaliação:
O professor observará a participação dos alunos nos questionamentos, nas experimentações, na identificação das cores resultantes ou não das misturas, na elaboração do relatório e na confecção do mural.
Bibliografia:
Educação, Secretaria da, Desporto, Ministério da Educação e do - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – MEC/SEF, Brasília, 1998 – Vol. 2


0 comentários:

Postar um comentário