ESCOLA: Sobrando Afetividade
TURMAS ENVOLVIDAS: Alunos de 6 a 14 anos, do 1º ao 9ª ano.
PERÍODO DE DURAÇÃO: 3 meses
TÍTULO DO PROJETO: O BEM ESTAR NA ESCOLA E NA COMUNIDADE
1. JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa promover a saúde através do esporte, cultura e lazer, entre crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, estudantes até o nono ano, da escola, da comunidade e das proximidades. Através de pesquisa feita na escola e na comunidade, observamos e constatamos que as crianças e adolescentes não tem momentos de integração, nem espaço de lazer entre as escolas vizinhas. Acreditando que a saúde, através do esporte, da cultura e do lazer, oportuniza o jovem a crescer espiritualmente e fisicamente como sujeito desafiador de suas capacidades intelectuais e sociais, desenvolvemos esse projeto. Pois de acordo com o ministro da saúde Humberto Costa, na Declaração dos Direitos Humanos, foi explicitado na Constituição Federal de 1988, que define a saúde como direito de todos e dever do estado. Portanto saúde é qualidade de vida, e encontra-se vinculada aos direitos humanos, do direito ao trabalho, à moradia, à educação, à alimentação e também ao lazer. Sendo assim a escola também tem sua responsabilidade, pois é um espaço onde se constituem os cidadãos desses direitos, por meio de práticas realizadas por sujeitos sociais críticos, capazes de construir conhecimentos, relações e ações que fortalecem a participação das pessoas na busca de vidas mais saudáveis. Na relação entre saúde e escola, surge a possibilidade de construir juntos a “Escola que produz saúde“, ou seja, uma proposta que envolva estudantes, trabalhadores da educação, comunidade escolar, órgãos governamentais de educação, gestores de sistemas de saúde e educação, movimentos sociais, associações, grupos, famílias e toda população. E é preciso que todos entendam que quando se menciona saúde, não se refere apenas a um corpo físico saudável, mas a todo um corpo saudável. Pois afinal “pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você. Também nosso corpo é antes de tudo um centro de informações Para nós mesmos“. (Pierre Weil e Roland Tompakow ).
2. OBJETIVOS:
*2.1. GERAL: Desenvolver a auto-estima, a integração, o convívio social e o bem estar de crianças e adolescentes de escolas regulares e especiais em situação de vulnerabilidade social, estendendo-se aos familiares.
*2.2. ESPECÍFICOS:
- 2.2.1. Promover a integração e a inclusão entre as crianças, adolescentes e familiares da comunidade,
- 2.2.2. Explorar o esporte como elo de integração/cooperação, e não de competição,
- 2.2.3; Promover a saúde na comunidade através do esporte.
3. METODOLOGIAS/AÇÕES:
O projeto convidará a escola da comunidade próxima para dar início ao projeto. A metodologia do projeto faz uma abordagem sócio-cultural e esportiva da educação, na linha da educação e saúde, do construtivismo, e protagonismo juvenil, com base na escola, esporte, família e comunidade. Reuniões com os representantes das escolas e familiares da comunidade, a fim de formar uma comissão para discutir regras e formatar o projeto.
*Organizar jogos entre as crianças e adolescentes, com a ajuda de profissionais e de voluntários que envolvam a comunidade.
* Promover palestras que envolvam os temas: saúde, esporte, educação, segurança, socialização e drogadição;
*Atividades de cooperação: cada escola participante prepara uma atividade de integração a ser apresentada pelos grupos participantes do evento;
*Apresentações culturais promovidas pelas instituições;
*Criar um regulamento interno de participação;
*Viabilizar espaço para desenvolver o projeto;
*Realizar avaliação clínica das crianças, pelo médico do Posto de Saúde;
*Certificado de Participação;
*Contato e parceria com ambulância e rede de apoio do bairro.
4. REDES DE APOIO:
Parceria com escola da comunidade, Posto de Saúde, Ambulância e Associações Comunitárias.
5. AVALIAÇÂO:
A avaliação será feita a cada jogo. A equipe técnica, que inclui desde a direção, professores, funcionários e demais da comissão organizadora, se reunirão para discutir o andamento do projeto, quais as suas falhas, conquistas e o que é necessário para que o objetivo seja alcançado, com plenitude tendo em vista o seu aperfeiçoamento e sustentabilidade. A equipe técnica fará suas observações, documentando mudanças e conquistas de cada criança e do grupo como um todo. Todos os meios de avaliação serão registrados, para que essas observações não se percam e possam ser utilizadas como instrumento de trabalho.
6. CRONOGRAMA:
Dia: 30 /07/ 2010
8:00hs – Abertura com palestrantes sobre a saúde;
9:00hs - Lanche coletivo;
10:00hs – Apresentações culturais;
11:00hs - Oficinas de saúde;
12:00hs - Almoço;
13:30hs - Palestrantes sobre a importância do esporte;
14:30hs - Apresentações culturais;
15:30hs – Palestrantes sobre cultura e lazer;
16:30hs - Lanche coletivo;
17:00hs – Palestra sobre drogadição;
18:00hs – Encerramento.
OBS: o projeto acontecerá todas terças e quintas feiras, durante os dois turnos de aula e será realizado dentro da escola e na praça da comunidade, durante o período de três meses. Tendo seu inicio em Julho e terminando em Setembro.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Costa, Humberto – A Educação que Produz Saúde - Caderno Mec – Ministro da Saúde
Lopes, Maura Corcini – Nas Tramas da Escola (Inclusão escolar: currículo, diferença e identidade) Weil, Pierre e Tompakow, Roland - O Corpo fala, A linguagem silenciosa da comunicação não verbal - Rio de Janeiro, 2008
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