domingo, 23 de maio de 2010

Plano de Estudos - Prof. Jussara Fernández - DPA

Plano de Estudos é o documento pedagógico da escola, possibilita o PPP. Refere-se a conhecimentos (saberes, informações específicas de uma área, temas, matérias), procedimentos (fazer, competências, habilidades) e interações (atitudes ou comportamentos que expressam valores). Não pode ser apenas a listagem das matérias para estudo por disciplina.
Deve ser construído com olhar interdisciplinar, como se imaginasse um currículo vivo. Como também deve ser sempre relido, rediscutido, complementado e reformulado, sempre se apropriando do maior número possível de informações.

Bibliografia:
FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro, MARCHI, Diana Maria, SHÄFFER, Neiva Otero (org.), Teorias e Fazeres na Escola em Mudança: Plano de Estudos (PE), UFRGS, P. 35/41

Projeto de Trabalho - Prof. Jussara Fernández - DPA

Os projetos de trabalho tem a função de favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação e a relação entre os diferentes conteúdos. Pode ser organizado seguindo um eixo: a definição de conceito, problema geral ou particular, conjunto de perguntas...Para abordar um destes eixos é preciso dar ênfase na articulação da informação necessária para tratar do assunto.
Deverá basear-se em uma organização dos conteúdos curriculares; uma intervenção psicopedagógica que se preocupe em como favorecer a aprendizagem e um trabalho de equipe que há muitos anos reclamava a necessidade de questionar e inovar a prática docente.
Os projetos de trabalho são uma resposta que não é perfeita, nem definitiva, nem única para que os educandos reflitam sobre sua própria prática e possam melhorá-la.
A aprendizagem se baseia no seu significado, o que é diferente dos centros de interesse, isto é, descobertas espontâneas pelos alunos. É preciso destacar que as diferentes fases e atividades que se desenvolvem num projeto, ajudam os alunos a ficarem conscientes do seu processo de aprendizagem e exige que os educadores respondam aos desafios, sendo mais abertos e flexíveis.
Com a perspectiva de globalização adotada na escola, se refletindo nos projetos de trabalho, ensina o aluno a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação permitindo assim seu aprendizado. Esta finalidade pode coincidir com objetivos finais de cada nível educativo.
A escolha do tema do projeto de Trabalho, é seu ponto de partida. Sempre partem de experiências anteriores, informações de projetos já realizados ou sendo elaborados por outras classes, e tudo isso é exposto em um painel na entrada da escola para se tornar público.
Bibliografia:
HERNÁNDEZ, Fernando, VENTURA, Montserrat, A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho – Os Projetos de Trabalho – Ed. 5 – Artes Médicas – Porto Alegre - 1998
Imagem:
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