quinta-feira, 17 de junho de 2010

Entrevista e Observação - Prof. Jussara Fernández - DPA

Nos dias 29 e 30 de abril de 2010, fui ao Colégio metodista Americano, para realizar observação em sala de aula e entrevista sobre projeto e planos de aula. Este trabalho foi proposto na intenção de obtermos dados concretos sobre o que estamos estudando sobre projetos, planos e também sobre como estão os alunos e professores em sala de aula. A minha opção de escolher o Colégio Americano, foi por considerar uma escola com bom referencial, e também pela facilidade de acesso.
No dia 29, fiz observação na turma 033, de Educação Infantil, a turma tem 21 alunos, em média com 4 anos, e uma professora. Tendo atividade de Religião, Inglês e Educação Física com professores especializados. O horário da aula é às 13:15h, sendo que alguns alunos chegam antes, e alguns vão chegando de acordo com a disponibilidade do responsável para trazê-lo.
A professora tem uma relação de muito afeto com todos alunos, sabe falar com firmeza, mas não é autoritária, fala de um modo que todos entendam, se alguém por acaso não entende, ela chama este aluno, e conversa, argumenta até que este a entenda. A sala é organizada pela professora, de acordo com necessidade da turma e também com o clima (tempo).
Ao chegar os alunos tem tempo livre, depois formam rodinha para escolher o ajudante do dia e organizar o que será feito neste dia. Eles tem autonomia para realizar os trabalhos, caso esteja fazendo errado, a professora pede que ele olhe e tente descobrir o que aconteceu.
Em geral, há excelente relação entre alunoXaluno e alunoXprofessor. Se surgir alguma dificuldade, a professora conversa muito com o aluno, até solucionar a mesma.
A entrevista foi realizada no dia 30, observei que o colégio tem excelente estrutura física, principalmente em relação à preservação do meio ambiente. Atualmente está com média de 950 alunos, dentre estes 48 com NEEs.
O corpo docente se reúne de 15/15 dias, com duração média de duas horas cada reunião. O plano de aula é elaborado em seminários realizados no início do ano, porém, é flexível e sofre alterações de acordo com a necessidade e a realidade da turma.
O PPP (projeto político pedagógico), está sendo reformulado, e existe há 15 anos. Foi elaborado com base participativa entre alunos, responsáveis, funcionários e professores da escola. Está à disposição de quem quiser ver, na sala da vice direção. Não tem tempo determinado, é atualizado quando toda equipe achar necessário.
Bibliografia:
Colégio Americano – Entrevista
Vasconcellos, Celso dos S – Planejamento – ed. Libertad – 2006 - SP
Fillipouski, Ana Mariza Ribeiro - Plano de Estudos – Ed. UFRGS – Porto Alegre – RS – 2005
Veiga, Ilma Passos Alencastro - Projeto Político Pedagógico – Ed. Papairus – Campinas – SP - 1995

0 comentários:

Postar um comentário